terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PASTOREANDO A CIDADE

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 9.35).

O século XX começou com 15% da população mundial vivendo nas cidades e terminou com 15% vivendo fora das cidades. Podemos mencionar pelo menos cinco fatores determinantes da urbanização: a industrialização; o crescimento populacional; o desejo de melhores condições de vida; a atração dos grandes centros; a mecanização da agricultura, trazendo a instabilidade agrícola e o desemprego na zona rural. Assim, os problemas relacionados com a missão da igreja na cidade exigem uma missiologia urbana. 

As necessidades do homem urbano tornam imperativo o estudo de uma teologia e uma práxis de evangelização compatíveis com os princípios e modelos bíblicos. Deste modo, podemos definir missão urbana como “a ação de evangelização da igreja na sua própria cidade”.

A cidade está de cabeça para baixo, precisamos virá-la de cabeça para cima, com o poder do Evangelho de Jesus Cristo. Missão urbana é tarefa da Igreja. Não é ocupação apenas do pastor, ou de um pequeno grupo da Igreja, mas de todos os crentes salvos em Jesus. Lembrando que, o trabalho missionário urbano só terá valor se houver uma preocupação séria com o discipulado.

Ficam aqui algumas sugestões para o pastoreamento da cidade:
 Aqueles que desejam servir (evangelizar) a cidade devem aprender a amar a cidade.
 Os missionários urbanos devem conhecer (pesquisar) a cidade.
 Os missionários urbanos devem aprender a apreciar (unidade) o corpo de Cristo existente na cidade.
 Um trabalho missionário urbano bem sucedido implica em se condoer (compaixão e ação) pela cidade.
 Bons missionários urbanos possuem uma paixão (amor e determinação) por evangelização profunda e genuína.

Assim sendo, as cidades representam o grande desafio para as missões cristãs devido ao seu tamanho, sua influência e suas necessidades. As cidades oferecem facilidades e dificuldades no que tange à evangelização. A Igreja é chamada para ministrar na cidade. Deus ama a cidade. Cristo morreu por ela. Há diferenças, entre evangelizar numa metrópole e num lugar interiorano. As igrejas precisam ter estratégias de trabalho para alcançar as cidades. Na próxima edição, falaremos sobre algumas estratégias de evangelização urbana.

Nos laços do Calvário que nos une,
Pr. Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...