quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MINHA CIDADE, MINHA MISSÃO



As cidades se apresentam como uma grande fronteira missionária. No mundo inteiro as cidades estão enfrentando uma explosão demográfica. Elas representam o grande desafio para as missões cristãs devido ao seu tamanho, sua influência e suas necessidades. O que acontece nas cidades acaba por afetar uma nação inteira e o mundo caminha na direção que as cidades seguem. A igreja é chamada para ministrar nas urbes.

A igreja contemporânea precisa levar mais a sério a evangelização integral das cidades. Ela deve influenciar decisivamente a cultura e impactar o processo histórico das nações. Tudo isso só é possível com uma teologia mais vigorosa, a busca constante por uma visão benéfica de mundo, a contribuição de cada igreja local para a transformação da sociedade e, fundamentalmente, mostrando suas marcas indeléveis, exercendo suas funções biblicamente, e atuando com plantação e revitalização de igrejas saudáveis. Cada igreja tem a missão de evangelizar pessoas ao seu redor, localizadas na sua própria cidade, bem como o desafio de plantar novas igrejas no seu próprio país e nas demais nações ao redor do mundo.

As cidades oferecem facilidades e dificuldades no que tange à evangelização. Há diferenças, entre evangelizar numa metrópole e num lugar interiorano. As igrejas precisam ter estratégias de trabalho para alcançar as cidades. As necessidades do homem urbano tornam imperativo o estudo de uma teologia e uma práxis de evangelização compatíveis com os princípios e modelos bíblicos. Missões urbanas exigem planejamento, organização e estratégias. Grupos de oração, boa recepção aos visitantes, assistência social, evangelismo através do rádio, televisão, literatura, internet e etc., mais precisamente o evangelismo pessoal, são estratégias que podem e devem ser usadas pelas igrejas que desejam evangelizar a cidade onde estão inseridas.

É necessário a igreja tomar algumas decisões imprescindíveis no que refere à cidade: decidir fazer uma séria pesquisa sócio-demográfica do contexto onde a igreja encontra-se inserida, desenvolver um ministério centrado na comunidade, no ministério do leigo e nos dons do Espírito Santo, saturar a comunidade local com o Evangelho de Cristo, mover-se para fora das quatro paredes da igreja local, proclamar o Evangelho pela voz e pela vida, testemunhando em palavras e em obras, na missão integral da igreja, mover-se para frente, mas somente em unidade, jamais barganhar o Evangelho da graça em nenhuma circunstância e decidir executar seriamente a tarefa da Grande Comissão (Mt 28.19-20).

A conversão de indivíduos à fé cristã, sua busca e transformação operados pela ação do Espírito Santo, se dá apenas mediante a pregação da Palavra de Deus e a aplicação interna desta feita pelo Espírito Santo. Portanto, faz-se necessário estudar a população ao redor da igreja, e na sabedoria do Espírito Santo, escolher os métodos, estabelecer as estratégias, lembrando sempre que a oração precede a ação, e indispensavelmente, precisa de ousadia, entusiasmo e sabedoria.

Portanto, aqueles que desejam evangelizar a cidade devem aprender a amar a cidade, conhecer a cidade, aprender a apreciar o corpo de Cristo existente na cidade, condoer-se pela cidade e possuir uma paixão por evangelização profunda e genuína. A cidade está de cabeça para baixo, precisamos virá-la de cabeça para cima, com o poder do Evangelho de Jesus Cristo. Missões urbanas não é tarefa apenas do pastor, ou de um pequeno grupo da igreja. Missões urbanas é tarefa da igreja. Lembrando que todo trabalho missionário urbano só terá valor se houver uma preocupação séria com o discipulado. Assim, a palavra de Cristo à igreja não é uma opção e nem deve ser objeto de discussão. É uma ordem. É a filosofia de vida da igreja. E o evangelismo pessoal ou testemunho pessoal de vida é a principal chave para o sucesso evangelístico urbano. É preciso viver o que se prega, senão a evangelização torna-se uma hipocrisia. Tornamos o Evangelho conhecido mais pelo perfume do que pela palavra.

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.

4 comentários:

  1. gostaria de receber folhetos gratis e gostaria de receber biblias tambem as veses pessoas mi pedem eu nao trabalho mim ajudem minha cidade e Ocara -ceara Av Cicero pereira do nascimento 10 cep 62 755000 meu nome e Maria das graças fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz. Vamos ver o que podemos fazer. Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Paz. Será enviado material de evangelismo para o seu endereço. Favor, avisar quando chegar. Obrigado.

      Excluir
  2. A PAZ, BOA NOITE. IRMÃO, TEM MAIS MATERIAL PARA EVANGELIZAR?

    CONTATO cgrepre@gmail.com

    end: rua tamandaré numero 28a setor santos dumont redenção pá

    ResponderExcluir

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...