segunda-feira, 11 de junho de 2012

Não Siga o Seu Coração!


O orgulho antecede a queda

Talvez você fique chocado com esta afirmação, mas, com certeza vai se identificar com ela: Não siga o seu coração! Obadias 3 diz:

“A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra?”

As palavras acima foram ditas pelo profeta Obadias referente aos edomitas, povo que vivia a sudeste de Israel. O coração dos edomitas (descendentes de Esaú) os induziu a pensar que eram indestrutíveis. Suas cidades foram construídas numa região montanhosa. Sela (Petra), sua cidade principal, estava sobre uma montanha de cerca de 1.500 metros de altura. Temã era uma crescida cidade fortificada ao sul. Esses recursos eram muito vantajosos na defesa das cidades na antiguidade. Por tê-los, os edomitas passaram a se sopesar imbatíveis.

Todavia, o profeta Obadias aponta os pecados que levaram os edomitas a uma condição de completa destruição: "... e serás exterminado para sempre... e ninguém mais restará da casa de Esaú" (vv.10,18). A mensagem de Obadias é, antes de qualquer coisa, um repúdio ao orgulho.

Podemos alistar aqui os pecados de que Edom se tornou culpado: soberba (v.3); violência cometida contra Israel (v.10); olhou com prazer o dia da calamidade de seu irmão (v.12); aproveitou-se da ruína de seu irmão (v. 13); e não teve misericórdia de Israel, e ainda ajudou o inimigo (v.16).

Porém, nos deteremos somente no pecado do orgulho que os edomitas praticaram. Os edomitas deram ouvidos ao que dizia o seu coração, assim enganaram a si mesmos. Eles estavam profundamente soberbos. Aqui fica uma lição bem clara: O orgulho antecede a queda.

O versículo 3 de Obadias nos mostra como vive enganado aquele que confia nas circunstâncias terrenas. Os edomitas, por habitarem em lugar aparentemente inexpugnável, ensoberbeceram-se. Mas não imaginavam que, no tempo e na hora de Deus, tudo aquilo em que confiavam cairia por terra. Confiar no dinheiro, na posição social que se ocupa, na saúde, na beleza física, etc., é loucura absoluta. Você confia nalguma destas coisas? A nossa suficiência vem de Deus.

Confiar no próprio coração é loucura total

A advertência de Jeremias é bem clara:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9).

Veja agora o que a Bíblia diz acerca do rei Uzias:

"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso." (2Cr 16.16).

O patético é que, também dentro da igreja, muitas pessoas têm aderido ao slogan: “Siga o seu coração”. O único poder que o nosso coração tem é o de nos enganar e ludibriar. O que deve ser seguido é: “Sola Scriptura” (somente a Escritura). A Bíblia é a nossa bússola e única regra de fé e prática. A Palavra de Deus não erra!

Finalmente, no versículo 21 encontramos a nossa grande esperança e perspectiva, o suspiro da nossa alma: "O reino será do SENHOR"! Sim, sabemos que Deus é Soberano e tem controle de tudo, mas suspiramos por aquele dia em que Jesus voltará e restaurará o paraíso perdido! Agora, vemos como que em espelho. Porém, naquele dia, veremos essa realidade numa outra grandeza. MARANATA!

"Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos." (2Co 1.9)

Uma pergunta: Você segue o seu coração ou a Palavra de Deus?

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...