quinta-feira, 30 de maio de 2013

Por Que a Pregação do Evangelho da Graça é Indispensável?




Por intermédio da Bíblia, Deus chama os pecadores a arrependerem-se de seus pecados e a crer somente em Jesus Cristo. Isso porque o homem sem Cristo está perdido. Nenhuma religião ou credo do mundo pode salvar o homem. A Bíblia é categórica quando afirma: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Jesus é o único caminho para Deus (Jo 14.6). Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). Por isso, a pregação do evangelho da graça é indispensável. Devemos evangelizar porque o evangelho é a única mensagem de salvação. Salvação esta que é pela graça mediante a fé e não pelas obras (Ef 2.8-9). 

O homem não se salva (Jn 2.9). Ele é incapaz de buscar a Deus por suas próprias forças. O homem está morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1). Ele está perdido sem Jesus. Somente a graça salvadora é capaz de gerar o novo nascimento na vida do ser humano. A salvação é pela graça, mas não de graça. Foi pago um preço pela salvação dos eleitos: o sangue de Cristo. Para ilustrar este ponto contarei um episódio que aconteceu com um amigo meu. Ele convidou alguém para almoçar em um determinado restaurante de Brasília. Após se deleitarem com a apetitosa comida, o meu amigo pagou a conta. O convidado agradeceu pela comida “de graça”, porém, o meu amigo disse: “A comida não foi de graça, eu paguei por ela”. Assim é a salvação em Jesus Cristo: ela não é de graça, mas pela graça. A você e a mim não custou nada, mas para Jesus custou-lhe o preço de sangue. Não nos custou nada porque também não tínhamos como pagá-la.

O pecador pergunta: O que devo fazer para ser salvo? A resposta é: Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo. Pergunta novamente: O que significa crer no Senhor Jesus Cristo? A reposta bíblica é: Reconhecer-se como pecador e que Cristo morreu pelos pecadores, ou seja, abandonar toda a justiça própria e toda a autoconfiança, e lançar-se inteiramente em Seus braços para receber o perdão e a paz. Isto significa olhar para Jesus Cristo, falar com Ele, clamar a Ele.

Portanto, o evangelho da graça está centrado no que Deus fez por nós ao dar o seu único Filho para morrer na cruz. Ou seja, o evangelho da graça é a boa notícia de que Deus abriu um caminho do céu para a terra e não de que o homem abriu um caminho da terra para o céu. Esta é a razão porque o evangelho da graça é necessário. Contudo, fomos salvos para sermos santos e irrepreensíveis (Ef 1.4), e, sobretudo, para o louvor da glória de Deus (Ef 1.6). Não somos salvos pelas obras. As obras não nos levam à salvação, porém, a salvação nos leva às obras. Não fazemos obras para sermos salvos, porém, fazemos obras porque já somos salvos em Cristo Jesus. Isto não significa que todos os que fazem “obras” são salvos. Mas, todos os salvos fazem boas obras. Esta é a razão porque o evangelho da graça é indispensável.

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...