terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aguardando a Resposta de Deus


Esboço de Sermão

Hc 2.1
Introdução:
1.        Ilustração: Filme “O Todo Poderoso” – o arquivamento de pedidos de oração.
2.       Nos versículos anteriores, Habacuque havia colocado diante de Deus sua causa e cobrado dEle uma posição compatível com Seu caráter santo e Seus atributos majestosos.
3.       Agora, o profeta conversa consigo mesmo e encoraja a si mesmo para esperar a resposta de Deus. Ele resolve se colocar no seu observatório e esperar pela revelação que Deus haveria de dar à sua questão.
4.      Ele não apenas ora, como também aguarda uma resposta.
5.       Como aguardar a resposta de Deus?

I. Devemos ir à presença de Deus e colocar nossa causa em Suas mãos:
1.        Devemos confiar o nosso problema a Deus. Que significa isso na prática? Temos que desligar-nos do problema. Desligar-nos do problema não significa fingir que o problema não existe, mas entregá-lo confiantemente a Deus.
2.       Uma vez que levamos o problema a Deus, devemos deixar de nos preocupar com ele. Devemos dar as costas ao problema e concentrar nossa contemplação em Deus. (Ilustração: o exemplo de Pedro).
3.       Se você confiou o seu problema a Deus e continua pensando em seu problema, significa que as suas orações não foram verdadeiras. Recuse-se resolutamente a pensar nesse problema e a falar sobre ele.

II. Devemos aguardar uma resposta específica de Deus ao nosso clamor:
1.        Se orarmos a Deus, devemos esperar respostas às nossas orações. Tendo confiado o nosso problema a Deus, devemos esperar pela resposta de Deus.
2.       Tantas vezes falhamos porque oramos a Deus e depois nos esquecemos. Se oramos, devemos esperar pelas respostas.
3.       Precisamos, depois de orar, continuar confiando em Deus e aguardar confiantemente pela sua resposta.

III. Devemos vigiar e aguardar a resposta:
1.        Devemos vigiar ardorosa e persistentemente, como este vigia ficou fazendo no alto da sua torre. Devemos acreditar que Deus é sempre fiel à Sua palavra, e que as Suas promessas nunca falham.
2.       Se cremos que Deus é nosso Pai, e que até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados, e que Deus se interessa muito mais por nosso bem-estar do que nós mesmos, então, podemos ter a certeza de que Deus nos responderá.
3.       Nada mostra tanto o caráter da nossa fé como a nossa conduta e a nossa atitude depois de termos orado. Os homens de fé não somente oravam, mas também esperavam respostas.

Conclusão e Aplicações:
1.        Não basta orar, contar a Deus as nossas perplexidades e simplesmente lançar o fardo sobre o Senhor. Temos que ir além e esperar em Deus.
2.       Habacuque declarou sua dúvida sincera a Deus, não a um “confidente” humano. Se fizéssemos isso, em vez de desabafar nossas dúvidas em ouvidos humanos, seríamos poupados de muitas inquietações.
3.       Assim, como Habacuque teve a liberdade de abrir o coração para Deus, também devemos nos abrir para o Senhor. Deus tem prazer em ouvir e responder as orações dos seus servos.
4. Não importa qual seja a causa, não se permita ficar ansioso, e nunca se permita ficar sobrecarregado ou consumido pela preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...