domingo, 13 de setembro de 2015

Por Ocasião ao Dia Nacional de Missões



Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Missões. Desejo aqui esboçar algo sobre problemáticas e soluções referentes à obra de missões. Vejamos:

Problemáticas no que refere à obra missionária:
- Missionários despreparados: falta de treinamento bíblico, teológico e missiológico adequado. Este é um dos principais motivos do retorno antecipado do missionário do campo
- Falta de recursos para missões: dinheiro gasto naquilo que não é prioridade – missões. Há escassez, porém, a má administração do dinheiro é o maior problema, pois muito recurso está sendo gasto naquilo que não é o cerne da missão da igreja. Somos capazes de pagar um alto cachê à um cantor gospel (que normalmente canta heresias), mas só enviamos migalhas ao campo missionário. Essa realidade tem que mudar!
- Trabalhos missionários incompletos: evangelismo sem discipulado. Definitivamente, os missionários precisam entender que o cerne da missão não é o “ide”, mas o “discipulai”. A evidência do “ide” é o fazer discípulos.
- Igreja sem visão missionária e missão sem plantação de igrejas. Alguém disse que a igreja que deixou de fazer missões é porque se tornou um campo missionário, e a missão que não objetiva plantar igrejas não está no foco correto.

Soluções no que refere à obra missionária:
- Treinar bíblica, teológica e missiologicamente missionários e enviá-los aos campos. Certificar se realmente os candidatos aos campos estão verdadeiramente preparados adequadamente.
- Entender que missões é prioridade, e, portanto, levantar e investir recursos na obra missionária. Não devemos enviar o que “sobra” para missões. Missões merecem o melhor de nossa parte. Missões é prioridade!
- Compreender que evangelização sem discipulado é tarefa incompleta. Assim sendo, iniciar trabalhos e dar prosseguimento – discipulado.
- Compreender que o propósito da Igreja é fazer missões para a glória de Deus e fazer missões visa plantar igrejas locais.

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim

(Presidente/Fundador da Missão SAEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...