quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O missionário precisa se preparar para ir ao campo


"Trabalhar com um machado sem corte exige muito mais esforço; portanto, afie a lâmina. Esse é o valor da sabedoria: ela o ajuda a ser bem-sucedido." 
(Ec 10.10 - Nova Versão Transformada) 

O livro “Valioso Demais Para Que Se Perca” (Editor William D. Taylor, Editora Descoberta), baseado em pesquisas feitas em vários lugares do mundo, afirma que a principal causa do regresso antecipado dos missionários é o preparo inadequado. Observem que não é a falta de recursos financeiros, pois os mesmos estão em segundo lugar da lista. O problema reside no fato de que não estamos preparando missionários, mas enviando “missionários” despreparados.

O preparo do missionário deve envolver pelos menos as seguintes áreas:

Espiritual: ser convertido, ter vida de oração, conhecer profundamente as Escrituras, jejuar regularmente, etc.

Intelectual: ter preparo teológico, missiológico, linguístico, cultural, etc.

Emocional: envolve a questão amorosa, familiar, equilíbrio emocional, etc.

Física: cuidado com a saúde (alimentação adequada, exercícios físicos, descanso suficiente, etc).

Econômica: sustento financeiro suficiente.

O missionário despreparado é como nuvens sem água impelidas pelos ventos; é como árvores em plena estação dos frutos, mas duplamente mortas e desarraigadas (Jd 12). 


Não podemos mandar crianças espirituais para o campo. 

Pelo contrário, devemos mandar os mais experientes e maduros na vida cristã. Deus quer para o ministério gente ocupada, não ociosa, mas com alto nível de capacitação. Um missionário bem treinado será mais bem-sucedido, eficaz e produtivo. O missionário precisa se preparar para ir ao campo. Jesus treinou os apóstolos. Se desejamos um trabalho eficaz, economia de tempo e de dinheiro, precisamos de pessoas bem-treinadas. A solução é selecionar, treinar acertadamente, enviar e cuidar dos missionários. Todo conhecimento que o missionário adquirir, certamente vai ser usado por Deus no campo.


Nos laços do Calvário que nos une,

Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...